sexta-feira, 2 de maio de 2008

Aprendi, com os mais especiais.

Eu estava conversando com uma amiga sobre os ensinamentos que as pessoas deixam na nossa vida depois que passam. Comecei a analisar.
O X, me ensinou que viver é uma festa e na minha vida eu sou celebridade. Me ensinou também que a fila anda, e se a gente não entra nela primeiro a gente chora... Esse foi um ensinamento bom, pra quem ainda não tinha dezoito anos.
O Y me ensinou que a vida é leve, simples. Que ficar horas lendo livros, poesias, vendo o sol se pôr, abraçados, tomando vinho... É a melhor coisa do mundo. E ainda é!
O XY me ensinou que a gente não pode confiar nas ausências... Elas são cruéis, mas necessárias. Tentou me ensinar que eu precisava perdoar... Não conseguiu. Perdoar pra mim é muito difícil. Mas com ele aprendi que nunca devo tomar bebida com alto teor alcoólico, porque passo muito mal, e ressaca não é coisa de menina. Que não devo ficar noiva de alguém que está com passagem marcada pra ir embora do país, mesmo que por pouco tempo... Com 20 anos as pessoas mudam de opinião muito rápido! E que eu não devo fazer 'greve de fome solidária'...
O XYX me ensinou que eu posso tudo, que eu consigo o que eu quiser... Que eu posso ser forte e sentir medo, sem culpa. Que o silêncio é necessário, quando se ama... E que todo mundo erra, mesmo sem querer errar. Que eu preciso perdoar, por que preciso do perdão. Que o tempo modifica os sentimentos, revira a vida, planta dúvidas e traz pessoas novas. Que não há 'amor pra sempre', mas há 'amor-amizade' eternos...
Outros caras existiram, mas estes foram os mais especiais. Depois deles eu percebi que não acredito mais em príncipes de cavalo branco, e que o que eu preciso é amar um homem repleto de defeitos conhecidos e qualidades escondidas.